13/10/2007

Sonhando melodias e preces

(Hino de ação de graças a Deus por permitir Beethoven concluir seu trabalho.)

Compasso quaternário, molto adagio... sotto voce. Primeiro violino, semínimas... Dó central, sobe para Lá... compasso, Sol sobe para Dó, ligado... Fá. Clave de Dó - - pausa de 2 tempos...
(...)
O primeiro violino assume o tema, Clave de Dó, Dó para Lá e crescendo, ganhando força... Daí, a luta. Primeiro violino Dá... sobe uma oitava e vai para o Sol, e o Cello desce, bem grave, mínimas, Fá, Mi, Ré sempre para o grave. E depois, uma voz, uma única voz delicada pairando acima da pauta. A luta continua, movimenta-se sob a superfície crescendo, o primeiro violino roga a Deus, e então, Deus responde... as nuvens se abrem, mãos amorosas se estendem para baixo e se elevam aos céus. O Cello fica preso a terra, mas outras vozes se elevam, suspensas... Por um instante no qual pode se viver para sempre... A terra não existe, o tempo é esterno, e as mãos que nos elevam, acariciam nosso rosto, moldam-nos à semelhança de Deus, e você fica em harmonia, está em paz, está livre afinal.

(Filme: O Segredo de Beethoven)
No concerto, antes de subirao palco para estreia de sua 9ª sinfonia:
"- Todos pensam que eu vivo no silêncio... não é verdade. Em minha mente, há uma constante abundância de sons... e nunca para. Deus enxe minha mente com música, e aí faz o que? Ele me deixa surdo e me nega o prazer que dá aos outros: ouvir minha obra, isso é um Deus amoroso? Isso é um amigo?"

Em cima do palco:
"Hoje a música mudará para sempre."

Beethoven
"Música é o idioma de Deus, os músicos sã mos que mais se proximam de Deus, nós ouvimos a sua voz, lemos os seus lábios, n´s damos a luz aos filhos de Deus que o glorificam... os músicos são assim, se não formos assim, não somos nada"
Beethoven
"As vibrações no ar são o sopro de Deus, falando à alma dos homens..."
Beethoven
"A solidão é minha religião."
Beethoven
"Eu sou tudo que é, foi e será, nenhum mortal nunca levantou meu véo."
Beethoven